Alimentação

Água com gás faz mal?

22 de março de 2016

Olá pessoal tudo bem?

 

Sabemos que a água é indispensável pra nós em qualquer época do ano. Entretanto, muitas pessoas acabam optando pela água com gás. Mas será que essa é uma boa escolha? Selecionei algumas dúvidas mais comuns do site (Natuelife) sobre a água com gás, e , claro, perguntei para minha Nutri Camila Oliveira sua opinião nesse assunto.

 

Água com gás é saudável também?

Sim, apesar da maioria das águas encontradas serem gaseificadas artificialmente, ainda assim é uma boa opção de bebida. Ah, e aqui vai uma dica: para quem não consegue parar de tomar refrigerante, experimente fazer uma água com gás aromatizada, com hortelã, limão, raspas de laranja ou gengibre.

Água gasosa é mais calórica?

Não, qualquer água não possui calorias.

Água com gás faz mal?

Não, mas deve ser consumida com cautela por quem tem problemas gastrointestinais (como gastrite, por exemplo), pois o gás em excesso pode irritar a mucosa do estômago. No entanto, é algo que deve ser observado, pois não causa irritação em todos. Em casos de indigestão, a água com gás pode até ajudar, já que faz arrotar, aliviando a pressão abdominal.

Ela contém mais sódio que a água sem gás?

Não. Os nutrientes presentes na água mineral com gás e da sem gás são os mesmos. Na verdade, a quantidade de sódio pode variar de marca para marca, mas ambas têm exatamente o mesmo teor de sódio.

Água com gás hidrata igual água comum?

Sim, a água com gás tem o mesmo poder de hidratação, sendo também uma boa opção.

Água gasosa causa celulite?

Não, isto é um grande mito! Muitos pensam que, assim como nos refrigerantes, o que engorda e provoca celulite é o gás. Mas isto não é verdade! O responsável pela piora na circulação e acúmulo de gordura é a alta quantidade de açúcar refinado, sódio (nos versões light) e outras substâncias artificiais que são tóxicas para o nosso corpo, como adoçantes, corantes e aromatizantes artificiais.

Podemos substituir a água normal pela água com gás?

O melhor é preferir a boa e velha água normal. Mas a água com gás não é uma má opção, só não devemos tomar em excesso, já que pode causar irritação no estômago. Além disso, na maioria das vezes, as águas com gás tem pH mais ácido e sabemos que grande parte das doenças da atualidade estão relacionadas com a acidificação do pH do nosso sangue. Portanto, nossa dieta (incluindo a água) tem papel fundamental para manter o pH do sangue levemente alcalino, o pH ideal para manter a boa saúde.

Curiosidade: a maioria das águas são gaseificadas artificialmente em um processo no qual o oxigênio é retirado e gás carbônico é injetado em seu lugar, dando efeito frisante ao líquido. No entanto, você sabia que também existe água com gás natural? Também chamada de carbogasosa ou carbonatada, surgem a partir do aquecimento subterrâneo, em regiões próximas a vulcões ou em que a camada de magma está próxima à superfície, fazendo com que seu calor chegue nos reservatórios de água. O calor quebra as moléculas dos minerais presentes na água, liberando gases ao líquido. A água mineral com gás natural é bem mais suave do que a artificial!

Sobre a saciedade :  “A água com gás por conter ácido carbônico, causando uma pequena dilatação do estômago dando uma maior sensação de saciedade o que pode ser um ponto positivo para alguns, diz a Nutricionista Camila Oliveira. E além disso ela possui uma maior quantidade de potássio que pode ser uma alternativa interessante para equilíbrio hidroeletrolitico, já que consumimos muito mais sal q potássio e que por esse motivo se ingerida em excesso aumenta esse desequilíbrio hidroeletrolitico.”

Pessoal espero ter ajudado e sanado muitas dúvidas!

Grande beijo e até o próximo post de curiosidades!

Si

Comentários pelo Facebook

Confira Também

Nenhum Comentário

Deixe uma Resposta

*