Saúde

Coletor menstrual: saiba para que serve e como usar

26 de abril de 2018

Oi meus amores.

Hoje venho falar com vocês sobre um assunto que ainda é um tabu para a maioria das mulheres – o coletor menstrual, ou seja, aquele “copinho” de silicone maleável que é posicionado dentro da vagina a fim de coletar o sangue da menstruação. Ele é uma opção para substituir o absorvente, sendo confortável, econômico e ecológico.

Para saber mais sobre o assunto e tirar as dúvidas dos leitores conversei com a médica ginecologista, a Dra. Ellen Carvalho. Ela me contou que o coletor não é algo inventado recentemente e que desde a década de 30 já era utilizado pelas mulheres norte-americanas.

Segundo a especialista, o coletor é reutilizável e pode permanecer por até 12 horas sem trocas e durar até dez anos. Ele é contraindicado para mulheres que nunca tiveram relações sexuais, nas primeiras semanas pós-parto e para quem apresenta vaginismo (disfunção sexual feminina caracterizada pela contração vaginal dolorosa).

Para quem tem dúvidas de como usar o coletor, a doutora ensinou “tim-tim por tim-tim”. “Para inserir o coletor basta que a mulher encontre a posição que for mais confortável (em pé com uma perna erguida ou sentada com as pernas afastadas). A seguir, é preciso apertar o coletor dobrando sobre si mesmo e inseri-lo na vagina, ele vai desdobrar e se adaptar nas paredes vaginais. Na primeira vez, pode demorar um pouco pra encaixar. A dica é relaxar, porque se a mulher fica tensa, os músculos vaginais se contraem e aí nada passa por lá”, disse.

Ellen Carvalho afirmou que a escolha do coletor é pessoal e o tamanho vai depender se já teve filhos de parto normal ou não. Os fabricantes disponibilizam uma tabelinha que ajuda muito na hora da seleção. A especialista também falou sobre como retirar e higienizar o coletor. “No banheiro, lave as mãos e sente no vaso sanitário. Pressione a base do coletor para deixar que o ar entre e desfaça o vácuo.

Depois é só puxar pela haste, esvaziar, higienizar com água e sabão neutro e inserir novamente. Este processo deve ser feito de duas a três vezes ao dia conforme a intensidade do fluxo menstrual. Quando a menstruação terminar, basta ferver em água o copinho por 5 a 7 minutos e guardá-lo até o próximo ciclo”, explicou. Para evitar vazamentos a dica é fazer a retirada e higienização do coletor com mais frequência para não acontecer “acidentes” pontuais, principalmente com iniciantes. Espero que tenham gostado desse bate-papo e que essas explicações tenham sido válidas.

Despeço-me listando as vantagens do coletor menstrual. Se você usa ou conhece alguém que utiliza deixe seu comentário sobre o assunto. Quero saber sua opinião. Beijinhos da Si.

Vantagens do coletor menstrual

* Menos odor – O coletor previne a oxidação do sangue pelo contato com ar e, assim, evita o odor desagradável desse processo.

* Mais economia –  O coletor tem duração entre três e dez anos.

* Menor chance de alergia – O produto é feito de silicone atóxico.

* Mais sustentável – Sabia que o tempo médio de decomposição dos absorventes é superior a 100 anos? E que mais de 10 bilhões destes são descartados na natureza todos os anos? Então, o uso do coletor menstrual também pode evitar a produção excessiva de lixo.

Comentários pelo Facebook

Confira Também

Nenhum Comentário

Deixe uma Resposta

*