Cuidando dos dentinhos das crianças!

21 de julho de 2015

Mamães, tudo bem?

 

Já postei uma foto com a Dra Laiza Fernandes no meu Instagram antes porque confio muito no trabalho dela e desde quando apareceu os primeiros dentes da Valentina a Dra Laiza acompanha esta evolução. Para quem não conhece a Dra Laiza Fernandes é Especialista em Odontopediatria pela USP – SP, Mestrada em Odontopediatria em São Leopoldo de mandic.

Pedi a ela que colocasse algo para que as mamães ficassem atentas desde o nascimento de seus bebês sobre a higiene oral.

Fala aí Tia Laiza…

Geralmente, a gestante não recebe orientações sobre a higiene oral do bebê e não é informada que a doença cárie pode acometer os dentes de sua criança após a erupção (nascimento) dos primeiros dentes.

Normalmente, os primeiros dentes “nascem” aos seis meses de idade e desde então já é necessário começar a escovação com pasta dental e escovas com cabeça pequena e cerdas macias. As crianças que não fazem higienização e dormem tomando leite estão predispostas a apresentarem a cáries precocemente.

Para mudarmos esse quadro, é importante que as mães sejam informadas sobre a doença, higiene e prevenção direcionadas ao bebê e a ela própria.

O exame clínico da criança antes mesmo dos 6 meses de idade é imprescindível, pois pode-se  individualizar a atuação da família para o caso específico de seu bebê.

Você não deve esperar até que seu filho tenha um problema para solicitar uma consulta odontológica. Antes mesmo do nascimento do primeiro dente é o momento ideal para fazer a primeira visita ao dentista. O ideal para adquirir conhecimento e tempo para fazer perguntas é antes de seu filho nascer. Educação pré-natal é fundamental para o atendimento odontológico de crianças. Sugerir que as mães recebam cuidados bucais profissional regular com ênfase na higiene durante a gravidez, uma vez que foi demonstrado que aqueles que apresentam infecções orais podem ser potenciais fontes de infecção para os seus filhos, também é essencial.  Iniciar cedo traz muitas vantagens. O relacionamento da família e do profissional com o bebê será muito melhor, envolvido em ambiente carinhoso. A experiência da criança pode ser bem diferente da que seus pais tiveram.

 

Algumas das perguntas mais frequentes em meu consultório:

 

1-) Untitled-4A chupeta pode causar algum problema odontológico?

Vai depender da frequência e a duração. Crianças que utilizam a chupeta durante o dia todo e após os 2 anos e meio de idade, estão predispostas a apresentar problemas oclusais (mordida aberta).

 

2-)126010463Por que as gestantes devem se consultar com um dentista?

Durante a gestação algumas alterações podem ser tornarem mais prevalentes, como hiperemia, edema e grande tendência ao sangramento gengival (gengivite gravídica). A prevalência dessas alterações variam entre 35 a 100%. Durante esse período a gestante tem que se alimentar de forma adequada para nutrição do feto, por isso não podem apresentar dor ou mobilidade dentaria durante esse período, devendo assim procurar o dentista.

 

3-) Untitled-3Qual pasta dental devo utilizar para escovação bucal do meu filho?

A Sociedade brasileira de odontopediatria, recomenda pasta dental fluoretada a partir do primeiro dente. A pasta dental tem que ter 1.100ppm de flúor. Cada idade tem a quantidade certa de pasta dental, procure um odontopediatra para orientação.

 

4-) Untitled-2Quantas vezes devo escovar os dentes do meu filho?

A mãe ou responsável deverá escovar os dentes da criança com pasta fluoretada de 1.100ppm (ler no rótulo da pasta), no mínimo 3 vezes ao dia, e principalmente a noite após a mamada ou o jantar. A saliva tem um papel importante na limpeza bucal, e durante a noite a salivação abaixa, diminuindo o potencial de limpeza bucal. É importante salientar que a mãe ou responsável deve continuar a escovar os dentes da criança até por volta dos 6 anos, que é uma idade onde a criança começa a conseguir escovar corretamente.

 

5-) Untitled-1Qual a melhor escova para meu filho?

A melhor escova para sua criança é a que tem cabeça pequena, apresenta cerdas macias e tenha uma boa empunhadura para o responsável conseguir escovar. A melhor forma para incentivar a criança a escovar, é escovando você mesmo os dentes perto dela, deixando ela escolher uma escova e uma pasta dental que ela goste, fazendo desse momento divertido!!

 

 

E aí mamães, gostaram?

 

Qualquer dúvida, sugestões ou dicas do assunto fiquem à vontade para falar. Vamos nos ajudando, ok?

[Best_Wordpress_Gallery id=”25″ gal_title=”Higiene Bucal”]

 

Beijos e até o próximo post.

Si

Siga no instagram: @simone.mendess

Para entrar em contato com a Dra Laiza, ela fica na Av. Getúlio Vargas, 701  e para marcar consultas pelo (34) 3223-5354.

Comentários pelo Facebook

Confira Também

Nenhum Comentário

Deixe uma Resposta

*