Dicas

Dicas para melhorar a qualidade na hora de fotografar com seu celular

20 de março de 2019

Oi meus amores

Hoje vim falar de fotografia… Ela tem sido atualmente uma das principais práticas de lazer das pessoas de todas as idades. Com a tecnologia cada vez mais avançada, os smartphones ganharam espaço também nessa área. Com o celular a gente eterniza momentos, risadas, amizades… São cliques que ficam na história.

Para ajudar a melhorar a qualidade na hora de fotografar com o celular, conversei com o fotógrafo Hugo Matos, que deu dicas valiosas para garantir uma bom registro.

Confira:

– Iluminação: A luz é muito importante na hora de fotografar. Então, escolha lugares que estejam bem iluminados para sua foto, pois quanto mais luz, mais qualidade de foto o sensor consegue captar e evitar granulações na sua imagem. Quando o assunto decorre a noite é necessário uma fonte de luz extra para te auxiliar. Neste caso, se for uma foto apenas por lazer faça com o flash do próprio telefone, mas se você quiser algo mais profissional, utilize outros recursos como uma luz de led, uma lanterna que dissipe bem a luz, ou até mesmo a lanterna de outros celulares. Parece um tanto trabalhoso, mas acredite a qualidade e textura da imagem é bem melhor.

– Utilize a luz das janelas: Se estiver em ambiente fechado busque a luz que entra pelas janelas, são as mais bonitas que você terá durante o dia, porém não coloque o seu assunto na frente da janela, pois a luz vai entrar muito forte e prejudicar até o foco do celular. Posicione a pessoa lateral à janela, e lembrando que não é necessário a janela aparecer (só se você quiser) pois o intuito aqui é simplesmente preencher a cena com sua luz!

– Limpe a lente do seu celular! Parece uma bobeira dizer isso, mas vejo muitas pessoas com fotos embaçadas, sem foco, com dificuldade de captar as cenas e nem se deram conta que a lente está suja, o que é normal pois deixamos o celular na bolsa, no carro, em cima de vários lugares, no bolso, então é normal isso acontecer. Limpe a lente toda vez que for fotografar, mesmo que seja com sua blusa!

– Cuidado com o zoom! As câmeras de celulares não foram feitas para o zoom, pois é um zoom digital, onde há muita perda da qualidade da imagem, diferente das câmeras profissionais que tem todo um conjunto de lentes disponíveis no mercado e com valores bem salgados. Se quiser aproximar seu tema terá de chegar próximo para não perder a qualidade, mas cuidado, aproximar demais causa distorções nas extremidades da foto, deformando a cena e até mesmo a pessoa.

– Utilize o modo HDR para suas fotos de paisagens. Muito celulares já vem com essa função disponível e é sensacional o efeito de luz que ele causa, abuse desse recurso principalmente em cenas de ambientes. Para pessoas você terá de analisar o caso, há telefones em que este recurso é muito forte e causa manchas na pele, então faça um teste antes com e sem este recurso ativado e escolha qual a melhor opção para você naquele momento.

– Fique atento ao ambiente que te cerca! Não é apenas a pessoa, ou objeto que irá fotografar, existe todo um cenário por traz onde você terá de compor toda a cena. Cuidado com lugares com muita informação no fundo, pois isso pode causar confusão na hora de visualizar a foto. Observe sempre se há galhos, fios e outras coisas do tipo no fundo da cena na altura da cabeça, é bem desagradável quando há uma confusão nessa região do corpo.

– Enquadramento é muito importante, e como conseguir um bom enquadramento? Estude! pesquise fotos na internet, salve-as para usar como referencia mais tarde. Quanto mais você se alimentar de boas fotos na sua memória, mais fotos boas e bem enquadradas você terá!

– Edição é importante! Busque aplicativos que te dê a capacidade de trabalhar a foto em seus níveis primários como, exposição de luz, contraste, saturação, nitidez, sombras, brilho e cor. Filtros é legal, mas são muito limitados e é algo que já vem “pronto”, então busque personalizar mais sua foto com suas preferências pessoais

Comentários pelo Facebook

Confira Também

Nenhum Comentário

Deixe uma Resposta

*