Alimentação

Doce: dê um basta no grande vilão das dietas

21 de Abril de 2018

Oi meus amores. Hoje é sexta-feira, véspera de feriado, e resolvi falar sobre um tema polêmico e que faz com que muitas dietas terminem antes mesmo de começarem. Vamos falar sobre o doce, aquela tentação que dá “água na boca” e ao mesmo tempo já sobe os ponteiros da balança só de pensar. Conversei com a nutricionista e mestre em Ciências da Saúde, Kamilla Tavares de Sousa, para saber mais sobre o assunto.

Segundo ela, é importante analisar se existe compulsão por traz da vontade de comer doce. “Se houver histórico de compulsão o ideal é que não se tenha o doce de fácil acesso. Evitar ter estoque de chocolate, balas e guloseimas em casa, no trabalho ou qualquer outro lugar”, disse.

Kamilla afirmou que quando bate aquela vontade de comer doce o ideal é tentar tirar o foco do “vilão” e procurar fazer atividades que goste. “Se mesmo mudando o foco a vontade persistir, deve-se consumir frutas mais doces como a banana e a maçã. Existem também receitinhas muito legais com frutas que ajudarão suprir essa necessidade, como o sorvete de banana e brigadeiro de abacate”, acrescentou.

A especialista garantiu que a compulsão por guloseimas pode ser proveniente de um cardápio desequilibrado e que pode indicar, até mesmo, uma carência de nutrientes no organismo. “A vontade de comer doce pode estar relacionada à deficiência de cromo, que é um mineral responsável pelo transporte de glicose do sangue para as células do organismo. O cromo pode ser encontrado na cenoura, batata, brócolis, e nas vísceras como o fígado”, disse.

Kamilla também ressaltou que o grande problema de alimentos que são cheios de açúcar é que eles oferecem calorias vazias ao corpo. “Por exemplo, o refrigerante, as balas e chicletes, nos fornecem calorias sem nos abastecer de nenhum tipo de nutriente essencial. Esses tipos de alimentos devem ser evitados já que servem apenas para aumentar o estoque de energia e essa energia em excesso irá se transformar em gordura”, afirmou.

O que fazer controlar ou evitar a vontade de comer doce?

– Reduza o consumo aos poucos. Nosso paladar está muito acostumado ao sabor doce, então retirar de uma vez irá só piorar a compulsão/abstinência.

– Trocar o açúcar pelo adoçante não é a solução, já que sabor doce permanecerá e seu paladar não irá se acostumar com o sabor menos doce. Então evite também os adoçante, principalmente os artificiais.

– Pratique atividade física, pois ela faz com que o corpo libere hormônios que dá a sensação de prazer assim como os doces. – Aposte nos alimentos ricos em proteínas e fibras. Eles dão saciedade por mais tempo e com isso há uma redução da necessidade de doce (liberação rápida de açúcar no sangue).

– Controle a ansiedade e o estresse, já que esses sentimentos nos levam a maior vontade de comer doces e os doces por sua vez podem levar ao aumento desses sentimentos, gerando então um ciclo vicioso.

– E se tudo deu errado e não conseguiu controlar, prefira consumir os doces logo após as refeições. A fibra e a proteína presente nas refeições contribuem para que o açúcar não seja absorvido tão rapidamente, além de que por estar saciado, não precisará consumir grandes quantidades de doces/açúcares.

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