Fitness

Dormir mal pode te fazer engordar?

9 de março de 2017

Os efeitos de uma noite mal dormida vão muito além da diminuição da energia no dia seguinte e se sentir fadigado, a falta de sono pode levar ao consumo maior de alimentos gordurosos e servir como um dos gatilho para a compulsão alimentar.

Um estudo publicado pelo European Journal of Clinical Nutrition reuniu 11 estudos e no total foi investigado o consumo energético de 172 participantes durante 24 horas. Nos estudos comparava-se indivíduos que dormiam de 3 a 5 horas por noite com outros que dormiam de 7 a 12 horas. Foi concluído que os indivíduos que tinha menos horas de sono consumiam em média 385 kcal a mais que os participantes que dormiam durante mais tempo, além do maior consumo de alimentos gordurosos.

O estudo diz que esse desequilíbrio causado pela falta de sono ainda não está bem explicado. Há hipóteses que áreas do cérebro ligadas ao sistema de recompensa sejam ativadas quando uma pessoa que dormiu pouco se depara com um alimento. Ou então, um desequilíbrio no ciclo biológico que causa uma desregulação de hormônios como a leptina que é ligada à saciedade, e a grelina que é relacionada a fome.

Resultado de imagem para alimentos gordurosos

Outro estudo publicado recentemente pela revista Obesity mostrou 19 homens saudáveis submetidos à restrição de sono( 4 noites) e sono normal, com a dieta habitual segundo as preferências individuais. Aqueles que tiveram restrição de sono apresentaram um nível maior de grelina que é o hormônio relacionado a fome, comparado com aqueles que tiveram sono normal. O que também ocasionou em uma maior ingestão diária.

Resultado de imagem para dormir
Uma noite bem dormida nos fornece inúmeros benefícios, como uma melhor atividade anti-inflamatória, melhora do humor, prevenindo assim, a obesidade, hipertensão etc. Por isso além de cuidar da alimentação e fazer atividade física, precisamos estar atentos a importância do descanso.

Referências: VP Nutrição Funcional

KHATIB, H. A. et al. The effects of partial sleep deprivation on energy balance: a systematic review and meta-analysis. Europe

BROUSSARD, J.L. et al. Elevated Ghrelin Predicts Food Intake During Experimental Sleep Restriction. Obesity; 24(1):132-138, 2016

Comentários pelo Facebook

Confira Também

Nenhum Comentário

Deixe uma Resposta

*