Dicas

Organize seu orçamento doméstico com dicas simples e eficazes

13 de fevereiro de 2019

Oi meus amores

Sabemos o quanto é importante mantermos o nosso orçamento doméstico organizado. Montar um quadro de controle pessoal é importante na hora de planejar gastos.

Hoje vim dar cinco dicas valiosas para tornar essa tarefa ainda mais fácil.

Vem comigo!

  • Quadro pessoal – Você pode optar por fazer seu quadro pessoal no computador, em um caderno ou até mesmo em um quadro pendurado em um local estratégico. Escolha a forma que mais combina com sua personalidade e siga em frente. O importante é não se esquecer de usar diariamente “essa ferramenta”.
  • Liste as suas despesas fixas – É importante que você liste suas despesas fixas como aluguel, condomínio, plano de saúde, parcela do carro, gastos com supermercados e com luz, água, etc. Some todas e subtraia o valor do orçamento total da casa. O que sobrar é o que você e sua família ainda têm para todos os outros gastos do mês. Feito? Hora de chamar todos da casa para ajudar nesse planejamento doméstico.
  • Separe os gastos extras por categorias – Agora que você já sabe quanto tem é preciso decidir para onde vai o resto do dinheiro. Crie algumas categorias que façam sentido para a sua família, como lazer, transporte e alimentação (aqui estamos falando da que vem além da já planejada para o mês). Estipule um limite de gastos para cada uma delas e deixe uma parte de fora  para investir (seja na poupança, num título de capitalização, em ações, etc).
  • Crie metas para o dinheiro que vá ser guardado – Não guarde simplesmente por guardar. Para fazer dar certo é preciso saber no que o dinheiro será usado. Ele pode ser até para a sua aposentadoria, mas o importante é saber o seu destino. De qualquer maneira, deixe isso claro para as crianças e estabeleça prêmios para quando a meta final for batida. Se o destino do dinheiro é uma viagem, por exemplo, é justamente isso que elas vão ganhar. Caso contrário, pense em alternativas que vão incentivar os pequenos a não pedir coisas novas o tempo todo porque sabem que o dinheiro arrecadado será investido em algo para todos.
  • Planner semanal também ajuda a organizar a vida da casa – outra dica interessante é apostar em um planner, uma espécie de agenda mais completa, já que você consegue ver a semana inteira em uma folha só. Em alguns há espaço para fazer anotações extras, e é lá que você pode escrever os gastos dos últimos 7 dias.S e não quiser comprar um você pode procurar na internet modelos grátis e imprimi-los em folhas de fichário. Lá você pode escrever desde compromissos de trabalho a tarefas totalmente domésticas, como limpar a casa ou lembrar de comprar mais arroz e feijão. No fim, o orçamento continua em dia e você também não esquece dos seus compromissos.

Espero que tenham gostado das dicas.

Beijinhos da Si.

Comentários pelo Facebook

Confira Também

Nenhum Comentário

Deixe uma Resposta

*