Beleza

S.O.S: Pele no verão

29 de dezembro de 2015

Oi, meninas.

Como foram de Natal? Estamos perto do Ano-Novo e sei que tem muita gente de malas prontas para viajar, mas antes disso, precisamos conversar sobre um assunto fundamental para que a viagem e o descanso sejam perfeitos: saúde.

E a estação mais amada está aí: verão.

Como não amar essa estação e se esbaldar com as inúmeras possibilidades de aproveitá-la?
Mas, antes de se jogar no verão precisamos pensar em diversos fatores que a exposição indevida ao sol pode nos causar e é sobre isso que quero falar com vocês hoje, afinal, quem aí sabe como cuidar da pele nessa temporada? Vocês sabiam que os cuidados neste e em qualquer período do ano são fundamentais para evitarmos doenças e manchas irreversíveis?

Por isso, mais uma vez, fui atrás da minha dermato Dra. Thais Mesquita para nos passar dicas valiosas para não cometermos erro no nosso querido verão!

E.B: No verão com o calor excessivo e a exposição ao sol nas viagens devemos tomar alguns cuidados com a pele para evitar os danos solares. Quais são eles?

Thais Mesquita: É importante passar filtro solar 15-30 minutos antes da exposição e retocar frequentemente. Todos os filtros começam a perder o efeito a partir de 2 horas de uso, assim, o ideal é retocar de 2 em 2 horas.

Quando usamos um fator de proteção maior, temos um tempo maior para retocar. Por exemplo, se estiver com um filtro FPS 30 com 2 horas ele começa a ficar abaixo desse fator, o que não é recomendado. Já se estiver com um fator FPS 70, com duas horas ele estará baixo desse valor, porém, ainda acima do FPS 30, o que dá um tempo maior de retoque.
No dia a dia pode ser usado o FPS 30, mas quando estamos mais expostos ao sol, como na praia e praticando esportes, é recomendado um FPS maior ou igual a 50.

post-dentro

O que não fazer?

– Não expor ao sol sem protetor solar, pois além de gerar queimaduras (dor, edema, calor), o sol gera consequências a longo prazo, como câncer de pele, manchas, envelhecimento e flacidez.

– Nunca usar bronzeadores como se fossem filtros solares, pois não existe proteção adequada. Com o filtro solar, existe bronzeamento porém, sem a queimadura e ardência.

– Não esquecer de proteger áreas como lábios, orelhas, pés, nuca e atrás do joelho. O couro cabeludo também queima, portanto, é importante usar bonés/chapéus na exposição.

– Não mexer com frutas cítricas/plantas e ir ao sol, como limão, laranja, mexerica, folha de figo, coentro, pois geram queimaduras com posterior escurecimento da pele. Lavar muito bem as mãos após manipular frutas e plantas.

– Evitar exposições prolongadas e repetidas ao sol. Queimaduras solares acumuladas durante a vida predispõem ao câncer da pele. O bronzeamento ocorre gradativamente, pois a pele leva 48 a 72 horas para produzir e liberar a melanina, pigmento que dá cor à pele. Portanto, não adianta querer se bronzear em um só dia. Ficar muito no sol não vai acelerar este processo. Você só vai se queimar e as queimaduras promovem danos irreversíveis para a pele.

– Evitar se expor ao sol entre 10 horas e 16 horas devido à grande incidência de raios ultra-violeta B, principais responsáveis pelo surgimento do câncer da pele. Procure a sombra neste período.

– Mormaço também queima. Não se engane. Mesmo nos dias nublados, até 80% da radiação ultravioleta pode atravessar as nuvens e chegar à Terra. Portanto, use filtros solares também nestes dias.

– Não usar descolorantes de pelos com água oxigenada e ficar no sol, pois com o tempo prolongado de exposição pode irritar e manchar a pele. Se for usar, lavar bem após o tempo indicado.

O que fazer?

– As temperaturas mais quentes exigem hidratação redobrada, por dentro e por fora. Aumente a ingestão de líquidos no verão e abuse da água, suco de frutas e água de coco. Todos os dias, aplique um bom hidratante, que ajuda a manter a quantidade adequada de água na pele.

– Usar boné, óculos de sol, chapéu, barraca de praia, blusas com fator de proteção para caminhadas ao sol e nas crianças. Cerca de 70% dos cânceres de pele ocorrem na face, proteja-a sempre.

– Após entrar na água ou transpiração excessiva, retocar o filtro solar.

– As barracas usadas na praia devem ser feitas de algodão ou lona, materiais que absorvem 50% da radiação UV. Roupas de algodão retêm cerca de 90% das radiação UV, já tecidos sintéticos, como o nylon, retêm apenas 30%. A areia reflete cerca de 17% da radiação solar. Portanto, use filtro solar mesmo se for ficar sobre a barraca.
– Uma dica bacana é que o uso de fluidos siliconados nas pontas dos cabelos impede que eles se danifiquem com o vento, calor ou maresia.

– É preciso que as crianças e jovens criem o hábito de usar o protetor solar diariamente, pois 75% da radiação acumulada durante toda a vida ocorre na faixa entre 0 e 20 anos.

– Alguns alimentos podem ajudar na prevenção dos danos que o sol causa à pele, como cenoura, abóbora, mamão, maçã e beterraba, pois contêm carotenóides, substância que se deposita na pele e retém as radiações ultravioletas. Esta substância é encontrada nas frutas e legumes de cor alaranjada ou vermelha.

Dicas de filtros:

– Usar um filtro solar com FPS acima de 30, de preferência igual ou maior a 50 se for a praia, e nas crianças filtro infantil com FPS 60. Lembrando que o filtro é indicado para crianças acima de 6 meses, antes disso elas não devem ser expostas diretamente ao sol.

Observar o PPD que deve ter um valor de pelo menos 1/3 do valor do FPS, ou seja, um filtro com FPS 30 deve ter um PPD de pelo menos 10.

Quem tem a pele facilmente irritável, usar filtros para peles sensíveis: Daylong peles sensíveis, sunmax sensitive.

Photoage Mineral color fluidoSe for alérgico a filtros, usar filtros 100% físicos: Sheer physical UV defense (skinceuticals), Photoage Mineral color fluido (dermage), Filtro solar Mineral loção (ADCOS), ISDIN fusion fluid Mineral, Avène mineral lotion.

 

 

Minesol Actif UnifyPele mista/seca: Minesol actif unify, Soliale loção, Anthelios XL, Eucerin, Daylong, Avene, Filtrum, Heliocare.

 

 

 

Anthelios airlicium pele 2Pele oleosa: Anthelios airlicium, Minesol oil control, Soliale oil control, Eucerin oil control, Avene cleanance, Daylong gel creme, Capital soleil, Episol sec.

 

 

 

Episol colorFiltros com cor: Episol color, Anthelios airlicium com cor (para pele oleosa), Capital soleil clarify, Anthelios alta cobertura.

 

 

 

Neutrogena sunfreshCorpo: Neutrogena sunfresh, Eucerin sun lotion, Capital soleil spray (não estraga esmalte), Anthelios fluid, Sunmax sensitive family, Episol fluid.

 

 

 

Epidrat lábios FPS 30Protetor labial: Epidrat lábios FPS 30, Hidradeep FPS 30, Sunmax protetor labial FPS 15.

 

 

 

Anthelios dermo-pediatrics FPS 60Infantil: Anthelios dermo-pediatrics FPS 60, Episol infantil FPS 50, Eucerin Kids sun lotion FPS 60, Avène spray for children FPS 50 (peles sensíveis), Loreal solar Kids FPS 60.

 

 

 

Dicas de hidratantes:

Hidratantes corporais: Lipikar loção, Skinsec loção, Epidrat corpo intensivo, Neutrogena intensive body care (bom custo benefício).

Hidratantes faciais: Umiditá rosto (para pele seca), Hydrating B5 (para pele oleosa), Epidrat calm (pele sensível e intolerante).

Aprendendo os significados de siglas

FPS: Fator de Proteção Solar contra as queimaduras de Sol principalmente causadas pelos raios UVB.

PPD (Persistent Pigment Darkening): Fator de proteção contra os raios UVA.

UVB (Burning = Queimadura)
• Causam as queimaduras solares.
• Exposições repetidas aos UVB podem causar câncer de pele.
• São mais intensos no verão e no período entre as 10h e 16h.

UVA (Ageing = Envelhecimento)
• Aceleram o envelhecimento, pois penetram profundamente na pele, degradando as fibras de sustentação.
• Podem desencadear processos alérgicos, manchas de gravidez e, em casos específicos, herpes labial, pois reduzem a imunidade.
• São intensos ao longo de todo o dia e durante o ano inteiro, inclusive em dias nublados.

 

UFA! Quantas dicas que a Dra. Thais nos passou. Importantes, fáceis de seguir e o melhor: nos dá a liberdade de curtir a estação com saúde e segurança.

 

Então, bora colocar tudo isso em prática? Eu adorei e já estou preparando meu kit saúde pra ontem.

Beijos e bom verão para todos vocês.

Si!

 

Siga também no Instagram: @simone.mendess

Entre no blog: Clique aqui para #estarbemaos40

Comentários pelo Facebook

Confira Também

Nenhum Comentário

Deixe uma Resposta

*