Saúde

Suplemento Alimentar: quando usar?

27 de fevereiro de 2018

Oi meus amores,

Sabemos o quanto uma boa alimentação é importante na rotina diária da humanidade, mas infelizmente o estilo de vida frenético acaba atrapalhando e muito esse processo. Então, em alguns casos, é necessário algum tipo de suplementação para repor o que falta no nosso organismo. Para quem é atleta, a suplementação também é bem-vinda.

De acordo com o nutricionista esportivo e consultor científico da Atlhética Nutrition, Geovanni Sampaio, os benefícios dos suplementos vão além de uma mudança na composição corporal. “Os suplementos alimentares são utilizados de diversas formas, não apenas com o intuito de melhorar o desempenho no esporte ou o físico, mas podemos explorar a sua praticidade e benefícios para todos. Para a manutenção da saúde principalmente, um exemplo disso é o uso dos shakes proteicos quando a ideia é completar o aporte proteico em algumas refeições. Organizar lanches práticos e saudáveis deve fazer parte da rotina, e nada melhor para o bom funcionamento do corpo que estejam presentes todos os micros e macronutrientes fundamentais”, explicou.

Além de auxiliar atletas e praticantes de atividades desportivas a suprir as necessidades nutricionais, energéticas e de performance, os suplementos alimentares, em suas diversas categorias, estão disponíveis para atender as necessidades individuais, de qualquer faixa etária, desde que recomendados por profissionais especializados.

Com a característica de oferecer vários benefícios à saúde, além do valor nutritivo inerente à sua composição, os suplementos alimentares desempenham um papel potencialmente benéfico na redução do risco de doenças crônicas, como diabetes, dentre outras. Para o consumo destes, é necessário lembrar que é imprescindível a orientação profissional, para equilibrar a alimentação, de maneira que não falte nenhum tipo de nutriente para o organismo.

 

Saiba mais sobre as diversas indicações e aplicações dos suplementos alimentares:

 

1. Em que situação é indicada a suplementação para crianças?
Geovanni Sampaio: As experiências nutricionais no início da vida podem ter consequências duradouras. É comum observamos tanto na infância como na adolescência o consumo exagerado de alimentos açucarados, trazendo consigo diversos transtornos patológicos além da obesidade, como diabetes e hipercolesterolemia (aumento da concentração de colesterol no sangue). Infelizmente nos deparamos no consultório com crianças de 05 anos vítimas do diabetes. A melhor forma de combater este problema é estimular a criança a ter hábitos saudáveis para que não sofra com a obesidade, necessitando ser balanceada e adequada com todos os grupos alimentares. Para auxiliar no tratamento, uma das sugestões é substituir os alimentos consumidos pela criança, por uma versão mais saudável, como snacks disponíveis no mercado com 10g de proteína por porção e sem adição de açúcar, em sua composição. Outra opção disponível no mercado de suplementos alimentares são os achocolatados feitos à base de 70% cacau, que possuem 14% de proteína por porção.

 

2. No caso de adultos e idosos que não são atletas e desportistas como a suplementação pode ser de auxílio?
Geovanni Sampaio: Com o avançar da idade algumas patologias ficam cada vez mais comuns, como: diabetes tipo II, hipertensão arterial (HAS) e hipercolesterolemia. Outro tratamento importante é da sarcopenia, que é a perda de massa e força muscular, diversos fatores estão ligados a este evento, podendo ser citados os déficits hormonais do envelhecimento, o déficit proteico alimentar, a baixa atividade física além da co-morbidade desencadeada por doenças como o diabetes, o hipotireoidismo, erros do metabolismo, doenças de má absorção, doenças imunológicas etc. Alguns suplementos podem trazer diversos benefícios, dependendo da necessidade de cada paciente, como: whey protein (proteína do soro do leite) para o diabético, pré-treinos à base de vasodilatadores, tais como citrulina, arginina, beta alanina e citrato nos casos de hipertensão arterial e creatina no tratamento da sarcopenia, associado com atividade física.

 

3. Qual a indicação para adequar a quantidade necessária de proteínas para cada pessoa?
Geovanni Sampaio: A facilidade de conseguir carboidratos e gorduras muitas vezes não se aplica às proteínas de bom valor biológico. Desta maneira, o shake proteico se torna uma boa alternativa, uma vez que todas as refeições necessitam de uma boa quantidade de proteína, não apenas para o ganho de massa muscular, mas também para manutenção da massa no processo de emagrecimento e igualmente auxilia no próprio emagrecimento.

 

4. Como as pessoas podem encarar o uso da suplementação?
Geovanni Sampaio: Não podemos pensar nos suplementos alimentares como produtos que servem apenas para área esportiva. Devemos nos livrar desse pensamento engessado e abrir o leque de informações sabendo que podemos aplicar para todos, independentemente da idade e eventual enfermidade. Embasamento científico para isso nós temos, só precisamos saber como aplicar isso nos nossos pacientes, de preferência em sinergia com outros profissionais da área da saúde, tendo sempre o nutricionista como “carro-chefe” na hora da prescrição dos suplementos.

 

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