Tatuagens após os 40

6 de março de 2017

Olá pessoal, tudo bem?

Hoje quero falar de um assunto que ainda é bastante polêmico: tatuagens, fazer ou não?

Todos os dias vemos pessoas com os mais diversos tipos de tatuagem, grandes, pequenas, pretas, brancas ou coloridas, mas afinal, porque nos tatuamos?

O psicólogo Miguel Soares explica que muito têm a ver com a personalidade. “Geralmente as pessoas que se tatuam buscam se sentir significantes no mundo. Pode ser uma forma de defesa, de pertencimento a um grupo, de reforçar o que pensam sobre algum assunto ou pessoa. O fato é que elas querem chamar atenção para si. Outras pessoas se tatuam nos momentos de muita angústia e sofrimento pessoal”, explica.

Resultado de imagem para tatuagem

Foto: Pinterest

Se você está passando por um momento conturbado, talvez essa não seja a melhor hora para se tatuar. Procure um psicólogo, desabafe, troque ideias sobre o assunto e só mais tarde vá ao estúdio.

 

Decidiu que irá fazer? Confira algumas dicas:

-Lembre-se de escolher o local antes de fazer a tatuagem. A higiene é muito importante;

-Procure conhecer o trabalho do tatuador, veja se ele usa as técnicas que você pretende fazer, para evitar qualquer tipo de frustração;

-Leve um amigo (o)! Você ficará mais calmo durante o procedimento e a dorzinha se tornará ainda menor;

-Tenha em mãos algum desenho como referência e sempre verifique se o esboço ficou como imaginava, pois ainda dá tempo de mudar alguma coisa.

Resultado de imagem para tatuagem esboço

Foto: Pinterest

Tenho três tatuagens e duas delas hoje já não acho que faça tanto sentido quanto antes, mas mesmo assim não acho que exista uma idade certa para se tatuar, apenas é preciso escolher com prudência o desenho ou frase a ser eternizado, pois o processo de retirada é demorado e tem um custo alto. Falei com a dermatologista Thais Mesquita que explicou um pouco sobre o processo de remoção de tatuagens.

Para remover a tatuagem os lasers mais indicados são os lasers q-switched, que agem quebrando os pigmentos da tinta que serão transformados em micropartículas e estas, serão absorvidas pelo organismo. A tatuagem vai clareando aos poucos e pode sumir completamente. Muitas vezes a tatuagem não é removida totalmente, ficando resquícios de pigmentos profundos que permanecem na pele. “Nestes casos, há uma grande melhora na coloração, o que permite que uma nova tatuagem possa ser realizada no local. São necessárias de 8 a 16 sessões, dependendo da qualidade da tinta, do tipo de tatuagem, da idade da tatuagem e da tecnologia e cores usadas”, explica a dermatologista.

Resultado de imagem para tatuagem cUIDADOS

Foto: Tatuagens.com

Tatuagens amadoras são menos densas e mais superficiais, sendo mais fáceis de serem removidas. Por incrível que pareça, as cores mais escuras são mais fáceis de serem removidas, sendo a cor preta a que se obtém melhor resposta. Já as cores branca, amarelo e laranja são as mais difíceis de serem removidas.

Cada sessão tem duração média de 30 minutos, sendo que antes pode ser usada uma pomada anestésica por 30 a 60 minutos para redução da dor durante a aplicação. As sessões são repetidas a cada 4 a 6 semanas.

Resultado de imagem para tatuagem colorida

Foto: Pinterest

Itens importantes:

-O local tratado pode apresentar vermelhidão, inchaço e posterior formação de crostas. É necessário o acompanhamento do paciente e orientação quanto aos cuidados locais, como higiene, hidratação com cremes cicatrizantes, fotoproteção e pode ser necessária uma pomada com antibiótico.

-Assim como o estúdio de tatuagem, a clínica deve ser bem escolhida. Observe a higiene do local apenas o dermatologista está capacitado para realizar este procedimento de forma segura;

-A tatuagem deve ser removida com laser e o equipamento precisa estar em bom estado de conservação;

-Lasers q-switched agem especificamente nos pigmentos, sendo mais eficazes que a luz intensa pulsada e lasers ablativos como o CO2.

 

E você, gosta ou não de tatuagens?

Comentários pelo Facebook

Confira Também

Nenhum Comentário

Deixe uma Resposta

*